Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 12/05/2022
Raro flagrante de um urubu e um carcará trocando carícias
Untitled Document

Hoje o objetivo é apresentar duas espécies que bastante comuns, com vasta distribuição por todo o Brasil, inclusive no Cerrado Tapirense. São elas o Urubu (nome científico Coragyps atratus) e o Carcará (nome científico Carcara plancus)

O urubu-preto é uma ave cathartiforme da família Cathartidae, conhecido popularmente por diversos nomes, tais como urubu-comum, urubu-de-carniça, corvo, apitã e urubu-de-cabeça-preta.

Dentre as características dos urubus, é possível destacar as seguintes:

- Tamanho: é o de menor envergadura, mas apesar disso, é muito agressivo e disputa com muita determinação o alimento, encarando outras outras espécies;

- Olfato não é muito apurado, usando mais a visão para localização de alimentos, seja pela visualização direta ou pela observação da movimentação de outros urubus pousando para comer;

- Costuma deslocar-se a grande altura, usando as correntes de ar quente para diminuir o custo energético do voo;

- Sua visão é excepcional, conseguindo localizar carcaças, carniças a grande distância.

- A cor é totalmente negra na fase adulta;

- O urubu-preto possui de comprimento 56-76 centímetros e de envergadura cerca de 143 centímetros, com peso de 1,180 kg para macho e 1,940 para fêmea. O peso varia de 1.180-3.000 kg.

O carcará é uma ave da família Falconidae, mede cerca de 50-60 centímetros da cabeça a cauda, o peso do macho é de 834 g; a fêmea pesa 953 g e mede cerca de 123 centímetros de envergadura.

Algumas características do carcará para facilitar seu reconhecimento, são as seguintes:

- Quando está pousado, é fácil identificar uma espécie de topete preto sobre a cabeça,

- O bico é curvado e alto, com formato semelhante à uma lâmina cutelo;

- Face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e possui o peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo “carijó”;

- Suas patas são compridas e de cor amarela;

- Quando está em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas.

- O peso do Carcará, normalmente pode variar entre 786 e 953 gramas.

Em relação a alimentação, o Carará não é um predador especializado, ele é um generalista e oportunista, sendo Onívoro, alimenta-se de quase tudo o que acha, de animais vivos ou mortos até o lixo produzido pelos humanos, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Adaptou-se à presença humana, comendo restos de comida no lixo das casas ou as vísceras de peixe nos acampamentos de pescadores, um comportamento que pode ser observado em Tapira, especialmente durante a preparação de solo para plantio de lavouras, os Carcarás acompanha tratores que estão arando os campos, a procura de minhocas, larvas e/ou pequenos vertebrados. Além disso, também é comum avistá-los ao longo de rodovias para alimentar-se dos animais atropelados, carcaças e carniças, sendo comumente visto voando ou pousado junto a urubus pacificamente.

Entre essas duas espécies, conforme ilustrado pela foto, foi observado um comportamento denominado Allopreening, esse é um comportamento social onde indivíduos de determinada espécie, como psittacídeos (família dos periquitos, papagaios etc.) executam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social, na família. Os motivos mais aceitos para este comportamento são: remoção de ectoparasitos, posicionamento hierárquico e reestabelecimento do bom convivio. O allopreening entre estas duas espécies de famílias diferentes, como foi aqui ilustrado (cathartidae e falconidae), uma necrófaga e a outra predadora, torna o entendimento deste comportamento, reforçando a hipótese que Urubus e Carcarás conseguem conviver de forma harmoniosa.

Texto e Foto do biólogo Adilson Oliveira com a contribuição de informações do site Wikiaves.

Untitled Document
Mais notícias sobre Fauna
Untitled Document