A beleza deste pássaro está em sua estampa multicolorida. Possui a cabeça amarela, a fronte e a garganta negras, o peito azul (quase em tom piscina), o dorso estriado de preto e amarelo e a borda das rêmiges (penas implantadas na ponta da asa) e retrizes (penas da cauda, que orientam o voo das aves), ambas verdes.
Essa é a descrição utilizada pela WikiAves para caracterizar a Saíra Douradinha, conhecida também como douradinha, serra e saíra-brasil , pássaro abundante nas regiões montanhosas e relativamente pequeno: tem 13,5 centímetros e pesa cerca de 20 gramas.
Seu nome científico significa: Tangará do (tupi) ata = andar; e carã = em volta; e do (grego) kuanos = azul e venter, ventris = ventre, barriga; - (dançarino de barriga azul).
O exemplar acima foi fotografado no final de 2020 saltitando em busca de pequenos frutos em galhos de árvores nativas da Mata Atlântica, em região de mata ciliar, no "Nosso Rancho", às margens do Córrego Sujão, região do Tamboril, no município de Tapira.
A sessão Fauna Tapira Teen busca apresentar aos leitores a diversidade e beleza da fauna tapirense, motivando o respeito e a preservação das espécies.