O tatu-galinha é também conhecido como Tatu-verdadeiro, Tatu-veado, Tatu-nove-bandas dentre outros nomes populares, seu nome científico é Dasypus novemcintus.
Sua coloração predominante é marrom escuro, e lateralmente mais amarelada, sem presença de pelos, sua carapaça ou casco apresenta normalmente nove cintas móveis, podendo variar de oito a dez. Possui placas ovaladas na região pélvica e torácica, característica que diferencia esta espécie de outros tatus.
Suas patas anteriores apresentam cinco dedos com garras, enquanto as patas posteriores possuem quatro dedos. Seu peso é de aproximadamente 3,6 kg.
As atividades do Tatu-galinha se inicia ao entardecer e continua durante a noite. Alimenta-se de formigas, cupins, insetos, pequenos animais, vegetais e até mesmo carniça. É uma espécie muito perseguida para ser usada na dieta humana. A reprodução é poliêmbrionica, durando em média 250 dias e gerando quatro filhotes.
A distribuição geográfica vai desde o sul do Estados Unidos até o norte da Argentina, no Brasil a distribuição é bem ampla, abrangendo regiões de caatinga, pantanal, região amazônica e cerrado.
Fonte: Mamíferos da serra do Cipó - Tudy Camara e Roberto Murta (Puc Minas 2003).
A sessão Fauna Tapirense é de autoria do biólogo Adilson Luiz Oliveira.