A Secretaria Municipal de Saúde de Tapira, através do Setor de Vigilância em Saúde, orienta à população sobre cuidados, diante de relatos da presença de escorpiões em diferentes regiões da cidade.
A orientação é para que os moradores adotem medidas como a eliminação de possíveis abrigos que favoreçam esses animais, a exemplo de frestas em pisos e paredes, entulhos, pilhas de construção, restos de vegetação e redes de esgoto sujas.
Os escorpiões buscam locais com alimento, sendo atraídos principalmente por insetos que se proliferam em ambientes com lixo exposto, restos de comida e caixas de gordura sujas.
O Município reforça que a aplicação de inseticidas domésticos, raticidas ou qualquer tipo de veneno não é recomendada, pois em sua maioria são ineficazes na eliminação do animal e pode causar o efeito inverso, de espantar o animal dos esgotos e fazê-lo buscar esconderijos em áreas dentro de casa.
Por isso, a Secretaria de Saúde reforça que a prevenção depende principalmente da manutenção adequada do ambiente e de hábitos, como ralos vedados quando não estiverem em uso, além de colocar proteção embaixo das portas para impedir a entrada do animal.