Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 31/03/2025
Fóssil completo de dinossauro é encontrado em obra em Uberaba
Untitled Document

Um fóssil completo de dinossauro, de aproximadamente 60 centímetros de comprimento, foi localizado em obras de terraplenagem às margens da BR-050, no trecho conhecido como Rodovia Chico Xavier, nas proximidades de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A descoberta aconteceu no último sábado (22/3), mas somente nesta quinta-feira (27) foi divulgada pela concessionária Ecovias.

"Ainda não sabemos com certeza de qual parte do corpo do dinossauro é este novo achado, mas, provavelmente, este fóssil é de um titanossauro. Além disso, encontramos três fragmentos de fósseis, de cerca de 10 cm, também em rochas", contou o paleontólogo da Ecovias, Paulo Macedo.

Conforme Macedo, o recente fóssil completo que foi localizado em Uberaba está alojado em uma rocha e ainda precisa ser retirado dela. "Agora, esse material será levado para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), conhecido como Museu de Peirópolis (bairro rural de Uberaba). Neste local, o material ainda vai passar por análises para ser catalogado em determinada espécie".

O CCCP, por meio do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, possui cerca de 2 mil fósseis de espécies, como dinossauros, crocodilos, tartarugas, rãs, peixes e invertebrados, do período Cretáceo, compreendido entre cerca de 145 milhões e 66 milhões de anos. Muitos desses fósseis estão incrustados em rochas e sua preparação demanda um longo período de tempo.

De acordo com o geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do CCCP, Luiz Ribeiro, entre os fósseis há, por exemplo, um dinossauro praticamente inteiro (titanossauro), enlocado em rochas, e, além disso, há centenas de outras rochas com fósseis de outras espécies.

"Em Peirópolis há dois preparadores de fósseis para esse dinossauro inteiro, que pesa em torno de 1 tonelada. Acredito que em dez anos eles não preparam todos esses fósseis", comentou o geólogo.

Maior sítio paleontológico urbano do Brasil

"A recente descoberta de 283 fósseis de dinossauros (começo de 2023) transformou Uberaba no maior sítio paleontológico urbano do Brasil", afirmou Ribeiro.

Nos últimos 15 dias, o CCCP e Museu dos Dinossauros receberam os quase 300 fósseis incrustados em mais de 250 blocos de rochas, localizados durante todo o ano passado nas obras de construção do Conjunto Habitacional Tamareiras, onde estão sendo construídas 467 casas populares.

Esse material totalizou quase uma tonelada de rochas da Formação Uberaba, datada de 80 milhões de anos.

"A descoberta foi realizada pela Geopac Consultoria Ambiental. O processo de monitoramento nesse local teve início em fevereiro de 2022, tendo sido movimentados milhares de toneladas de rochas até dezembro. Há materiais cranianos, fósseis bastante articulados de esqueletos de pequenos organismos que demandarão muito tempo e trabalho para retirá-los das rochas", explicou o geólogo.

Fonte: Jornal Estado de Minas.

Untitled Document
Mais notícias sobre Paleontologia
Untitled Document