Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 03/10/2024
30 anos da morte de Geraldo Gomes de Menezes
Untitled Document

O ano de 2024 marca a passagem dos 30 anos de falecimento de um dos maiores líderes políticos da história de Tapira, o ex-prefeito Geraldo Gomes de Menezes.

Geraldo Gomes entrou para a história ao ser o único prefeito do município por três mandatos: de 31/01/1967 a 31/01/1971, de 31/01/1973 a 31/01/1977 e de 31/01/1983 a 31/12/1988. Além disso, ele foi vice-prefeito na primeira legislatura, de 30/08/1963 a 31/01/1967 - compondo a chapa com Antenor Ferreira Goulart - e, de 01/01/1993 a 31/12/1996, ao lado do Dr. Jairo Salerno.

Entre 1963 - ano da emancipação - a 1996, Geraldo Gomes esteve presente em cinco dos oito mandatos compreendidos, prova de sua enorme aprovação popular.

Durante esses mandatos Geraldo Gomes construiu uma linda história de amor por Tapira, como conta o Sr. Francisco Amâncio de Carvalho, de 79 anos.

"Geraldo Gomes era uma pessoa muito boa. Eu morei com ele desde novo e tive a oportunidade de conviver com ele e o conhecer muito bem. Era uma pessoa 100%. Gostava demais da Tapira e de todo mundo do município. Como prefeito ele fazia de tudo pela cidade. Atendia todo mundo independente de posição política. Eu admirava ele muito porque trabalhava para fazer o bem para o povo. Ele não tinha estudo, mas era tão inteligente que entendia de tudo. O povo gostava demais dele porque ele não fazia nada de errado. Todos os bens que ele tinha foi conseguido honestamente. Outra coisa importante de se contar é que Geraldo Gomes foi quem começou a luta para que Tapira recebesse os impostos da mineração, que antes iam 100% para Uberaba" - contou o Sr. Chico Norico.

Outro experiente tapirense, que foi contemporâneo de Geraldo Gomes, o Sr. Antônio Assunção e Souza, de 92 anos de idade, descreveu bem o saudoso representante político local e seu depoimento vai de encontro com as palavras do Sr. Chico.

"Geraldo Gomes era amigo de todos. Pessoa calma, humilde e atencioso com todos. Valorizava o ser humano sem preconceito. Para ele o valor que tinha um pobre tinha um rico. Não fazia distinção de pessoas. Na época em que teve seus mandatos a cidade não tinha dinheiro e não tinha tantos funcionários na Prefeitura. Eram tempos difíceis, mas ele zelava das estradas e do município com afinco. Ele sempre cuidou muito bem do povo tapirense" - contou o senhor Antônio Assunção e Souza.

Contar a história de Geraldo Gomes focando apenas na sua expressividade política seria leviano, pois ele teve um papel ainda mais amplo na comunidade. O Sr. Waldir José da Silva, carinhosamente conhecido por todos como Waldir da Farmácia, conviveu por décadas com o Sr. Geraldo Gomes. Ele trabalhou na farmácia que o Geraldo Gomes tinha em Tapira - que era a única da cidade - por mais de 30 anos e relata um pouco do coração dessa figura que extravasava os limites da política para fazer o bem.

"Muitas vezes chegava alguém de madrugada, doente, batia na porta da casa do Sr. Geraldo, ele atendia e medicava com a maior atenção. Com ele não tinha hora, ele sempre atendia. Como não havia médico na cidade todo mundo recorria a ele. Além da questão do atendimento fora de hora, ele nunca deixava ninguém voltar para casa sem o remédio que precisava. Mesmo quando a pessoa estava devendo a farmácia ele vendia novamente, preocupado com a saúde de quem o procurava" - relatou o Sr. Waldir.

Na foto de capa, postada pelo fotógrafo Gleidiçon Rodrigues no grupo Fotos Tapira no facebook, Geraldo Gomes está acompanhando a construção de casas no Bairro Antenor Ferreira Goulart, "Córrego da Galinha", na década de 80.

Embora poucas pessoas saibam, o detentor do maior número de mandatos no Poder Executivo de Tapira foi homenageado no CETAP, clube que, através da Lei nº 753, de 19 de fevereiro de 2004, passou a denominar-se Praça de Esportes Geraldo Gomes de Menezes.

Outra prova de reconhecimento é que a Câmara Municipal instituiu a Medalha Geraldo Gomes de Menezes, uma honraria municipal que confere mérito de pessoa física notoriamente destacada de seus contemporâneos tanto nas suas atividades profissionais como pessoais reconhecendo os serviços prestados à comunidade ou ao município de Tapira.

Artigo escrito com contribuição do livro "Agentes Públicos Perpetuam a História", escrito pela Jornalista Regina Silva, na legislatura 2013, cujo Presidente da Câmara era o vereador Admilson de Lellis Machado.

Untitled Document
Mais notícias sobre Política
Untitled Document