Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 07/05/2024
História da Mineração em Tapira
Untitled Document

A mineração é uma atividade econômica relacionada à pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios e tem neste 7 de maio seu dia mundial oficial. Como Tapira tem na mineração a sua principal atividade econômica vamos contar um pouco da História da Mineração em Tapira.

O Complexo de Mineração de Tapira (CMT) iniciou sua operação em Tapira há mais de 40 anos sob o controle da Fosfertil Fertilizantes Fosfatados Ltda., sendo um empreendimento voltado à mineração, beneficiamento e expedição de concentrado fosfático.

A Fosfertil foi criada em 1977 pelo Governo Federal, com a finalidade de promover a pesquisa, lavra e concentração da rocha fosfática de Patos de Minas (MG), dando continuidade ao Projeto Fosfato, iniciado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, em 1974.

Inicialmente, a Fosfertil foi controlada pelo Sistema Petrofertil - Petrobras Fertilizantes S.A. Em 1980, a Fosfertil incorporou a Vale e a Valefértil; a primeira, uma mineração de fosfato de Tapira (MG) e, a segunda, um complexo químico de fertilizantes em Uberaba (MG).

Junto com as empresas, foi incorporado também o mineroduto, construído entre 1975 e 1977, que liga as duas unidades (Tapira-Uberaba). Em 1990, a Fosfertil e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) constituíram um Consórcio de Mineração que possibilitou a exploração das reservas do CMT pelas duas empresas, ficando a Fosfertil com o fosfato e a CVRD com o titânio, o nióbio e as terras raras.

Em 1992, no âmbito do Plano Nacional de Desestatização, o controle acionário da Fosfertil foi adquirido pelo consórcio Fertifos. Em 1993, a Ultrafértil foi privatizada, sendo adquirida pela Fosfertil e, em 1995, foi a vez da Goiasfertil, que extraía rocha fosfática em Catalão (GO), passar a ser controlada pela Fosfertil, incorporando a Ultrafértil e, em seguida, adotando a razão social Ultrafértil S.A.

Em 2010, a Vale adquiriu a Fosfertil e criou a Vale Fertilizantes, que passou a controlar as unidades do ciclo de produção de fertilizantes no grupo Vale.

Em janeiro de 2018, ocorreu a conclusão da venda da Vale Fertilizantes para a Mosaic, com a alteração da razão social de Vale Fertilizantes S.A. para Mosaic Fertilizantes P&K Ltda.

Para quem deseja se aprofundar mais ainda na história do Complexo de Mineração de Tapira vale a pena ler a matéria Revista conta história da mineração em Tapira publicada pelo Tapira Teen no ano de 2014 replicando reportagem da revista Minérios e Minerales.

Untitled Document
Mais notícias sobre Mineração
Untitled Document