Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 25/09/2022
Fazenda produz café de qualidade com boas práticas ambientais em Tapira
Untitled Document

Em 1993 o Sr. Cesar de Camargo Galli e sua esposa Sandra adquiriram uma propriedade no município de Tapira. Trata-se da Fazenda Panorama, localizada na região das Areias, a cerca de 20km da cidade de Tapira.

"A região foi escolhida tecnicamente para o café, mas com uma recomendação especial de minha esposa, que exigiu que fosse uma fazenda bonita, e assim é a fazenda Panorama" - confidenciou César Galli.

Ali começava uma linda história de empreendedorismo e de busca da qualidade e do desenvolvimento sustentável na produção de café. O produto ganhou premiações, teve a qualidade comprovada a ponto de ganhar o mundo sendo exportado para outros países. Tudo isso com espaço para a preservação da natureza.

O Sr. César contou ainda que na época a fazenda era utilizada para criação de gado e que, aos poucos foi sendo implantada a estrutura para a produção do café, explicando da dificuldade de entender os tratos culturais para as características de Tapira, uma vez que estavam acostumados a produzir em uma região com características bem diferentes.

"Era uma fazenda de gado e aos poucos fomos plantando café e implantando a infraestrutura. Os primeiros anos foram difíceis, pois os tratos culturais do café dessa região são diferentes dos que estávamos acostumados" - contou.

No entanto, o tempo foi passando e parcerias ajudaram de tal forma que as coisas engrenaram a tal ponto que a fazenda já partiu em busca de certificações.

"Começamos a melhorar quando o Sebrae implantou na região, em parceria com a extinta Capal, o programa Educampo Café, ao qual aderimos de pronto. Alguns anos depois, iniciamos o processo de certificação pela LG Coffee, Certifica Minas Café, C4 e outros e fomos evoluindo até sermos certificados pela Rainforest Alliance" - explicou.

A Fazenda Panorama possui 104 hectares de café arábica - cuja denominação de origem é a Região do Cerrado Mineiro -, produzindo as variedades Catuaí 144, Catucaí 2SL, Tupi e Arara. A altitude elevada de 1.250m e o clima seco no inverno propiciam boas condições para secagem adequada do café, permitindo extrair do grão suas melhores qualidades.

Essas características climáticas e de altitude elevada começaram a dar resultado em pouco tempo e, em 2007, veio a participação no primeiro concurso.

"Em 2007 ganhamos nosso primeiro concurso, na Capal, e a seguir fomos finalistas no concurso da Secretaria de MG. Passamos a fornecer café para Illy, sendo finalistas nos três concursos Illy de que participamos. Em 2019 ganhamos o primeiro lugar no concurso Timac. A Nucoffee, subsidiária da Syngenta, atraída por esses resultados, fez um levantamento do potencial de qualidade de nossas lavouras, chegando a 92 pontos na escala SCAA no melhor talhão.

O café produzido na Fazenda Panorama é comercializado através da Coopercitrus, que sucedeu à Capal, e de grupos como Mercon, LGD e OLAM, mas em outras oportunidades já foi exportado uma pequena parte da produção para Austrália, Canadá e Espanha através do Armazém Acauã.

"Integramos o GRAX - Grupo Rainforest de Araxá - composto por 15 fazendas. É um grupo compromissado e colaborativo, que promove encontros de aperfeiçoamento. Tivemos a oportunidade de visitar as lavouras da Nicarágua e a sede da Mercon, um de nossos comercializadores. Fazemos questão de participar de concursos, simpósios e estudos de campo para acompanhar a evolução da técnica da cafeicultura. A fazenda Panorama está sempre colaborando com estudos e pesquisas de campo de várias empresas do ramo. Os resultados e conclusões são sempre bem aproveitados" - finalizou César Galli.

O compromisso ambiental da fazenda também é um ponto tratado com grande atenção. Prova disso é que a certificação Rainforest só é concedida a produtos que conservam a fauna e flora, possuem práticas de produção eficientes e oferecem condições de trabalho e moradia dignas para quem trabalha no campo.

A extensionista da EMATER-MG, Sra. Lilian Cristina Andrade de Araujo, destacou a participação da EMATER-MG no processo do "Certifica Minas Café" e ainda, o quanto essa certificação agrega valor ao produto e garante que a produção é cercada de boas práticas.

"É com muito orgulho que participamos do histórico de certificações da Fazenda Panorama, a qual já obteve o "Certifica Minas Café", que tem por objetivo atestar por meio de auditoria a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. A certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades adotam boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo às normas ambientais e trabalhistas" - destacou Lilian Araújo.

Vale destacar que o café produzido pela Fazenda Panorama estará concorrendo e levando o nome de Tapira no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais - evento organizado pelo Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Emater– MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), pelo IF Sul de Minas (Instituto Federal do Sul de Minas), pela Ufla (Universidade Federal de Lavras) e pela Faepe (Fundação de Apoio, Ensino e Extensão).

Lilian Araujo concluiu relembrando que a Fazenda Panorama já participou do concurso em outra oportunidade, desejou sucesso na disputa e lembrou que a EMATER-MG está disponível para auxiliar qualquer produtor que deseje obter o Certifica Minas Café.

"Como em 2018, quando o produtor tapirense foi finalista do 15o Concurso Estadual de Qualidade de Cafés, desejamos novamente sucesso ao representante do município nesta 19ª Edição. Parabenizamos os produtores Sandra e César pelo comprometimento de sustentabilidade da propriedade, que também é um propósito incentivado pela EMATER. Estamos disponíveis para novos credenciamentos e orientações em propriedades no Certifica Minas Café. Qualquer dúvida, entrem em contato pelo número: (34) 99197-3624" - concluiu.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document