O mês de agosto iniciou na segunda-feira (1º) e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o tempo permaneça seco e com os dias mais quentes no período da tarde. Além disso, a partir da segunda quinzena, há possibilidades de chuvas rápidas.
"O mês de agosto ainda pertence ao auge da estação seca em Minas Gerais, por isto, as chuvas continuam raras e escassas no estado. Entretanto, uma frente fria que consiga chegar ao Sudeste do país trazendo umidade pode provocar chuvas rápidas e isoladas, o que é mais comum ocorrer na segunda quinzena do mês. Para esta semana, não há perspectiva de chuva para nenhuma região mineira", explicou a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.
Os dias irão amanhecer mais frios, no entanto, no período da tarde, o calor e baixos índices de umidade serão predominantes. "O tempo, normalmente, é quente e seco. Entretanto, o avanço de massas de ar frio sobre a Região Sudeste ainda é comum. Nesses casos, a temperatura cai muito de um dia para outro, permanecendo com temperaturas amenas por dias consecutivos, os denominados episódios frios", destacou.
"A formação de nevoeiro ou névoa úmida na faixa Leste de Minas Gerais é recorrente, devido à combinação entre umidade (de origem oceânica) disponível e temperaturas amenas pela manhã", acrescentou.
Neste mês, no Sul de Minas Gerais é comum ocorrerem episódios frios com formação de geada. “Quando a massa de ar frio chega com intensidade muito forte, a formação de geada pode ocorrer também no Campo das Vertentes, Oeste e Triângulo Mineiro”, disse.
Conforme a meteorologista, em agosto, os índices de umidade do ar estarão bastante críticos. "A ocorrência de índices críticos (abaixo de 30%), à tarde, se torna frequente em praticamente todo o estado, podendo cair para valores abaixo de 20% em localidades do Triângulo Mineiro, Sul, Noroeste, Norte e mesmo na RMBH [Região Metropolitana de Belo Horizonte]", explicou.
Fonte: Rádio Itatiaia.