Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 25/04/2022
Queijeiros tapirenses participam de curso com mestre francês
Untitled Document

Nos dias 22 e 23 de abril a cidade de Vargem Bonita sediou o Curso: Revisitando o queijo Canastra, ministrado por Hervé Mons, um queijeiro de uma família tradicional de comerciantes de queijos da região de Auvergne, na França, a região do maciço central, onde os montes de meia altura lembram os de Minas Gerais e os habitantes são tão desconfiados quanto os mineiros.

Tapira esteve representada em peso no curso, contando com a presença dos produtores de Queijo Minas Artesanal: Leandra Souza Goulart, Paulo César Jarnallo, Maria Geralda de Souza Silva, Ronaldo Luiz de Assunção e Amanda Castro.

O curso abordou temas como "Início de Fabricação": variedades possíveis com pequenas modificações na ficha de fabricação e "Princípios básicos de cura da receita": ambientes de maturação, cuidados de cura, suportes de cura, protocolos de cura, auxiliares de cura para diferenciação dos queijos; "10 Protocolos de fabricação e cura para variação do queijo Minas Artesanal" e; "Defeitos de cura e de fabricação" por Arnaud Sperat Czar e Hervé Mons. Além disso, foi realizado um Ateliê prático de cura.

A produtora tapirense Leandra Souza Goulart enfatizou a importância do curso no que tange aos novos conhecimentos adquiridos e as possibilidades que se abrem para que o Queijo Minas Artesanal produzido em Tapira possa ser aprimorado.

"Sem dúvidas foi uma oportunidade única para os produtores de Tapira. A troca de experiências, o imenso conhecimento dos franceses com séculos a frente de estudos e da prática, nos possibilita inúmeras oportunidades de melhorar ainda mais o queijo Minas Artesanal. Esse intercâmbio entre Brasil e França já vem há anos colhendo muitos frutos e chegou a vez dos tapirenses abrirem a mente para essa transformação, e dar um novo formato a essa maravilhosa cultura centenária. Agora é colocar a mão na massa e trazer para nossa pequena cidade o reconhecimento de seus produtos e produtores" - enfatizou Leandra Goulart.

Foto de capa: Jornal Estado de Minas.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document