Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 25/02/2022
Doutorado de tapirense é aprovado na Universidade do Estado de Santa Catarina
Untitled Document

O tapirense Luiz Flavio Nepomuceno do Nascimento, de 31 anos, filho da Dona Celina Aparecida Nepomuceno Nascimento e do Sr. Albertino do Nascimento, conquistou na última terça-feira (22) o título de Doutor.

Sua tese "Alternativas para o diagnóstico da Tripanossomose causada por Trypanosoma Vivax - estudo proteômico preliminar e imuno-histoquímico" foi aprovada e garantiu a Luiz Flávio o título de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde ele estudou no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) - Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular de Hemoparasitas e Vetores (LABHEV) no período de 2018 a 2022.

"Trypanosoma vivax gera perdas econômicas para a pecuária, levando os animais infectados a perder peso, impactando na produção de leite, ocasionando febre, distúrbios neurológicos, aborto, estro de repetição, infertilidade e morte. Na década de 70, a doença era restrita aos estados do Nordeste, mas a partir de 2009, surtos da doença passaram a ser notificados em vários estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul" - explicou o tapirense.

O diagnóstico da tripanossomose geralmente é realizado através da avaliação clínico-hematológica dos animais (temperatura retal, frequência cardíaca, frequência respiratória, tempo de enchimento capilar, eritrograma e leucograma) associado ao uso de técnicas de diagnóstico parasitológico (microhematócrito e Buffycoat); sorológico (imunofluorescência indireta, ELISA, técnica de aglutinação direta e teste de tripanólise), além de testes moleculares (PCR).

"Os testes, no entanto, apresentam limitações, sendo assim o objetivo do estudo foi desenvolver novas técnicas de diagnósticos para T.vivax a partir de análises do proteoma e produção de anticorpos policlonais para padronização de imuno-histoquímica, onde obteve excelentes resultados durante a realização do estudo" - destacou.

Luiz Flávio iniciou seus estudos na rede pública de ensino de Tapira (MG), onde cursou desde a pré-escola até o ensino médio. Partiu então para Uberaba, onde se graduou em Medicina Veterinária em 2012 e se tornou Mestre em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos em 2015, ambos pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Na mesma instituição de ensino ele ainda realizou Aprimoramento (residência) em Diagnóstico Laboratorial em Medicina Veterinária.

Profissionalmente o tapirense possui experiência na área de Patologia Clínica e Medicina Veterinária Preventiva, avicultura de corte e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bovinos leiteiros, foi Fiscal Agropecuário Temporário no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) junto a Defesa Sanitária de Suídeos no Município de Patos de Minas-MG (2014-2016), Professor Titular das Disciplinas de Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) (2015-2016), professor das disciplinas de Bovinocultura de Leite e Nutrição de Poligástricos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST) no ano de 2018 e prestador de serviços laboratoriais na empresa Evoluir Saúde do Leite LTDA, situada em Patos de Minas MG, desenvolvendo a atividade de identificação de agentes causadores de mastite em vacas leiteiras.

Sobre suas perspectivas futuras, Luiz Flávio relatou que deseja continuar contribuindo com a pesquisa científica e seguir no meio acadêmico.

"No futuro desejo continuar contribuindo para a pesquisa cientifica, buscando melhorar a sanidade animal, como o controle e erradicação de doenças, além de seguir no meio acadêmico (docência) para compartilhar os conhecimentos adquiridos durante minha trajetória" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document