Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 16/05/2013
Tapira será a 1ª no Triângulo a ter o voto biométrico
Untitled Document

Cinco municípios mineiros integram um grupo de 163, em todo país, que este ano participa do Programa de Identificação Biométrica promovido pela Justiça Eleitoral. Ao todo, essas cidades estão distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal, sendo meta recadastrar mais 16 milhões de habitantes aptos ao voto até as Eleições 2014. Em Minas, nada menos do que 178.023 eleitores serão identificados pela impressão digital.

Eles estão distribuídos nas cidades de Brás Pires (4.309), Senador Firmino (6.478) e Dores do Turvo (4.868) – as três localizadas na Zona da Mata –; Divinópolis (158.098) – Centro-Oeste –, onde o processo terá início hoje, e Tapira (4.270), no Triângulo. Dez capitais também foram selecionadas pela Justiça Eleitoral para participar do recadastramento este ano: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Brasília (DF), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Natal (RN).

A Justiça Eleitoral conta hoje com cerca de quatro mil kits biométricos para atender a todos os Estados que farão o recadastramento. Cada kit é composto de dispositivo de capturas de fotos e de scanner para capturar as digitais, e maleta de transporte e cenário (miniestúdio fotográfico com assento). Com apenas um kit biométrico o servidor cadastra, em média, por dia, de 25 a 30 eleitores.

O recadastramento será feito em 488 cidades até 25 de abril do ano que vem. Objetivo é identificar 23,7 milhões de eleitores através da impressão digital, em todos os Estados e também no Distrito Federal, em 5 de outubro de 2014, quando serão realizadas eleições gerais no país. Na prática, a biometria permite ao mesário fazer a identificação do eleitor após comparar suas digitais com aquelas previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e que estão inseridas na urna eletrônica.

A principal vantagem do programa é eliminar a possibilidade de fraude no processo eleitoral, já que cada pessoa tem uma digital única. Nas eleições de 2012, quando os brasileiros escolheram seus novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, 7,7 milhões de eleitores localizados em 299 cidades de 24 Estados puderam votar na urna biométrica.

Fonte: Jornal da Manhã Online

Untitled Document
Mais notícias sobre Política
Untitled Document