Dia mais frio do ano em Tapira faz município amanhecer em um cenário que remonta à Europa, com solo, telhados, carros e vegetação tomados por gelo.
Em um episódio de geada que talvez tenha sido o maior dos últimos quatro anos, o frio congelante deu as cartas em um início de manhã típico da Tapira de três décadas atrás.
Naquela época era comum ouvir relatos de que a água congelava nas torneiras e, hoje, um cidadão atestou que ao abrir a torneira para jogar água nas plantas a mangueira estava entupida por gelo.
O termômetro do totem do Sicredi, instalado na Praça Antônio Venâncio de Souza, que está longe de ser o ponto mais frio da cidade, marcou -2° C.
Na foto acima, capturada por Ademir Ferreira, um termômetro digital instalado em sua residência, às margens do Córrego Antas, aferiu a impressionante temperatura de -4,2° C. A margem de erro de um termômetro digital iGPSport, como a maioria dos termômetros digitais, geralmente varia entre ±0,5°C e ±1°C.
Água congelada na mangueira:
No vídeo abaixo um morador local filma um boizinho com geada nas costas!
Os dois próximos vídeos mostram a geada em fazenda às margens do Rio Araguari
Segundo o Clima Tempo a temperatura ainda deve continuar baixa na manhã da terça-feira (12), podendo repetir o episódio de geada.