Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 10/11/2022
Tapira está em 3 das 14 rotas do CIrcuito Turístico Nascentes das Gerais
Untitled Document

No 1º Encontro Regional de Turismo, realizado na cidade de Pimhui durante os dias 3, 4 e 5 de novembro, o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra lançou suas 14 rotas turísticas.

Elas envolvem os seus 20 municípios integrantes - dentre eles Tapira, que esteve representada pela Secretária Municipal Fernanda Rosa de Resende - e contemplam mirantes, cachoeiras, cânions, lago, montanhas, trilhas, passeios 4x4 e náuticos, esportes de aventura, gastronomia, queijos artesanais, fazendas, devoção religiosa, contemplação, birdwatching, cicloturismo, dentre outros.

Para tal foram montados 14 estandes, cada um deles com informações sobre cada destino, de forma a apresentar aos visitantes o que as rotas oferecem de melhor para os turistas.

A ideia é que ao turista chegar a algum município integrante do circuito ele receba um QR Code que o direcionará para o site Nascentes das Gerais e Canastra, onde o mesmo encontrará as rotas locais, bem como informações do trade turístico daquele lugar. A intenção da ferramenta é, ao mesmo tempo, informar o que há de melhor para ser visitado na região e, ainda, facilitar o acesso à hotéis, pousadas, restaurantes e demais serviços.

Tapira está contemplada em três das 14 rotas, conforme descrito abaixo:

Rota Face Norte da Canastra:

Rodovia base do trajeto: Estrada vicinal São Roque de Minas a Tapira, BR146 e MG-428

Cidades: Vargem Bonita - São Roque de Minas - Tapira – Araxá – Sacramento

Descritivo: O Berço do rio São Francisco abriga cachoeiras exóticas, rios, trilhas e animais selvagens. A região tem um cenário privilegiado, e a Rota Face Norte da Serra da Canastra perfaz o caminho entre Vargem Bonita passando por São Roque de Minas até o distrito de São João Batista da Canastra adentrando áreas do município de Tapira, Sacramento e Araxá. A região é um grande tesouro ecológico pouco conhecido do grande público, pelo fato de ser atendido somente por estradas vicinais de terra. Este fator isolou e manteve a integralidade das cachoeiras da localidade que se transformou num cenário privilegiado do "ecoturismo raiz" na Serra da Canastra. Muitas das cachoeiras não são nem mesmo batizadas e outras são conhecidas pelos nomes dos fazendeiros canastreiros proprietários das terras. Em sua maioria as cachoeiras deságuam de grandes alturas do alto do chapadão da Serra da Canastra. Temos um belo exemplo de trato da Natureza com a RPPN Cachoeira do Cerradão, que é um parque particular com trilhas sinalizadas e apoio na visitação. Temos ainda cachoeiras como a Antônio Ricardo, cachoeira da Parida, a Cachoeira dos Bandeirantes, a cachoeira do Fundão e a Cachoeira do Jota. Um atrativo de destaque na rota é o distrito de Desemboque, em Sacramento, um lugarejo bucólico que foi o berço da civilização do Brasil Central, fundado em meados do século XVIII, lugar de grande valor histórico e cultural.

Atrativos: Ecoturismo Raiz, Cachoeiras e Trilhas, Vilas, Natureza pura

Polo de Hospedagens: São Roque de Minas, Araxá, Vila São João Batista da Canastra, Sacramento e Vargem Bonita.

Rota Sertão dos Tropeiros:

Rodovia base do trajeto: BR-146

Cidades: Araxá – Tapira – São Roque de Minas

Descritivo: A rota Sertão dos Tropeiros percorre os caminhos entre Araxá, a aconchegante cidade de Tapira e a cidade onde se localiza a Nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra: São Roque de Minas. Araxá é um conhecido destino turístico brasileiro, uma das cidades mais antigas do Triângulo e Alto Paranaíba. O turismo em Araxá tem origem ligada às estâncias hidrotermais valorizadas pelo valor terapêutico das suas águas. A Estância Hidromineral localizada no Complexo do Barreiro atrai turistas durante todo o ano. No Grande Hotel e Termas de Araxá – inaugurado em 1944 e atualmente sob a concessão da Rede Tauá, considerado o maior castelo do Brasil –, são oferecidos tratamentos estéticos e relaxantes - com pedras, vinho, chocolate e ervas aromáticas. Também famoso é o banho de lama negra. Há, ainda, um conjunto de fontes e jardins projetados por Burle Marx, com a famosa água sulfurosa e radioativa. Em Araxá, é produzido um dos melhores queijos de Minas Gerais, com um terroir único dos planaltos araxenses. Para os amantes de esportes radicais, há uma variada oferta de atividades, rapel, mountain bike e escalada nos seus paredões de pedra, e voo livre nas suas imponentes montanhas. No caminho para a Serra da Canastra temos a pequena cidade de Tapira, uma típica cidade do interior mineiro, com ruas sinuosas nas encostas e um povo extremamente hospitaleiro. Tapira mantém as tradições mineiras agrárias, tem excelentes queijarias de fácil acesso inclusive dentro de seu perímetro urbano. A gastronomia é típica, além dos queijos, temos diversos produtores rurais que fazem aquela excelente comida mineira no fogão a Lenha, com um delicioso doce de sobremesa. Na outra extremidade da Rota temos a cidade de São Roque de Minas, expoente do segmento de Ecoturismo em Minas Gerais, possui diversas cachoeiras dentre elas a imponente cachoeira Casca d’Anta, encravada no paredão da Serra, um grande tesouro da cidade e uma das mais belas e procuradas cachoeiras da Serra da Canastra.

Atrativos: Museus, Fontes, banhos termais e lojas de artigos terapêuticos em Araxá, Esportes de Aventura, Cachoeira do Parque Nacional da Serra da Canastra, Comida Mineira

Polo de Hospedagens: Araxá e São Roque de Minas.

Rota Queijos e Sabores:

Rodovia base do trajeto: BR-146, MG-428, BR-464, MG-438, MG-344

Cidades: Araxá, Tapira, Sacramento e Claraval

Descritivo: A rota Queijos e Sabores compreende uma grande região que se estende de Araxá, no Alto do Rio Paranaíba, passa pela Face Norte da Serra da Canastra, nos limites do município de Tapira, e segue até o Vale do Rio Grande, na região da Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes no município de Sacramento, até a cidade de Claraval, que localiza-se nas margens do rio Canoas na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Nessa rota o turista poderá vivenciar e ter experiências de sabores e queijos que são peculiares deste quinhão do Brasil. A microrregião do Queijo Araxá é particularmente muito parecida com a microrregião da Canastra, por serem limítrofes e terem condições físico-climáticas bem similares, o que faz dos queijos de Sacramento, Tapira e de Araxá verdadeiras iguarias mineiras. A grande maioria dos produtores são certificados e estão se despontando na arte de produzir com qualidade. Em Araxá destacamos ainda a produção de doces artesanais, compotas e cristalizados que remontam aos áureos tempos de Dona Beja. Sacramento tem se despontado também na produção, vinhos, cachaças. Descendo os planaltos do Rio Paranaíba para os vales férteis do Rio Grande temos a encantadora Claraval, cidade que tem sua história ligada à fase da mineração em Minas Gerais no século XIX e que, na década de 1950, recebeu monges italianos da ordem Cisterciense que edificaram no lugar o Mosteiro de Claraval e contribuíram para o desenvolvimento da localidade. Atualmente, realizam-se no local retiros religiosos, casamentos, celebrações diversas e os turistas podem adquirir os famosos licores artesanais, tais como o de São Bernardo Abade e o Licor de Ervas, cuja receita é do século XVII. Claraval tem ainda a casa das Irmãs Cistercienses da Caridade, que fabricam e comercializam massa de autêntico macarrão italiano, que é vendido na casa para os visitantes da cidade! A rota queijos e sabores foi especialmente pensada para quem tem sede de conhecimento, gosto apurado e vontade de desbravar os mais belos cantinhos de Minas Gerais.

Atrativos: Doces Caseiros de Araxá, Destilarias e Vinícolas de Sacramento, Queijarias de Tapira, Massas e Licores de Claraval.

Polo de Hospedagens: Araxá, Claraval e Sacramento

Untitled Document
Mais notícias sobre Turismo
Untitled Document