Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 03/11/2022
Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez
Untitled Document

O Estado de Santa Catarina registrou neve em novembro pela primeira vez na série histórica, que foi iniciada em 1983. O fenômeno foi notificado na manhã da terça-feira, 1º, no chamado Morro da Igreja, na Serra de Urubici e em São Joaquim houve ocorrência de chuva congelante, que é quando a neve derrete e recongela ao atingir a superfície. Ambas localidades fazem parte do chamado Planalto Serrano.

A temperatura mais baixa se deu em Bom Jardim da Serra, com 0,4ºC abaixo de zero. Em Urubici, houve sensação térmica de -20ºC junto a ventos de 69 km/h.

Desde a semana passada, o Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já alertavavam para a possibilidade de nevar em novembro. Até então, isso nunca tinha ocorrido na história do Brasil. No último dia 25 foi informado, por exemplo, que o frio intenso e atípico para esta época do ano poderia provocar neve e geada.

“É o registro mais tardio de neve que temos”, afirma a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo. “Lembrando que o mais tardio [de neve no Brasil] era de 3 de outubro de 1999”, destacou a especialista em meteorologia.

A neve na Serra Catarinense ocorre a menos de dois meses do início do verão no hemisfério sul, em 21 de dezembro.

Com informações de UOL e Canal Rural.

Untitled Document
Mais notícias sobre Clima
Untitled Document