Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 05/04/2022
Prefeitura de Tapira investe no combate à dengue
Untitled Document

A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um trabalho intenso de combate à dengue. Atualmente com 26 casos confirmados, este é um cenário que configura surto da doença em Tapira. Devido a esse quadro, a partir de hoje, terça-feira, 5 de abril, e até sábado (9 de abril),será pulverizado na cidade o fumacê (UBV pesado) duas vezes ao dia (entre 4h30 e 9h e entre 17 e 22 horas). Neste período é importante deixar portas e janelas abertas para que o produto atinja um raio maior. É importante que alimentos não estejam expostos ao fumacê e que bebedouros de animais domésticos sejam lavados e a água trocada para evitar intoxicação animal. Gaiolas de pássaros devem ser cobertas.

Os agentes de endemias estão visitando todas as casas da cidade, orientando as famílias e detectando possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypit. Esses profissionais, além das visitas, realizam ainda vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, verificando se há recipientes que acumulem água, lonas, pneus que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue e outras doenças. Vale ressaltar que, preventivamente, esse trabalho já é realizado a cada 2 meses.

Os profissionais também realizam vistorias em pontos estratégicos, como borracharias, cemitério, oficinas mecânicas e demais locais propícios ao acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros. Quando acontece alguma suspeita ou confirmação de caso de dengue, os agentes de endemias são avisados e montam o bloqueio de transmissão, que são as ações realizadas no entorno de locais onde foram constatados casos suspeitos de dengue. Ali, eles realizam o tratamento larval e aplicam inseticida de baixo volume leve. Mediante a notificação oportuna de casos suspeitos é realizado o bloqueio com UBV Costal em um raio de 200 metros do caso, com o objetivo de reduzir as fêmeas do vetor. Isto é feito, sobretudo, no início do surgimento de casos. Este processo é repetido após 7 dias da confirmação do caso. O UBV pesado popularmente conhecido como fumacê, é um equipamento adaptado com bombas utilizado para aplicação de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti. É utilizado como forma complementar e emergencial às atividades de combate e para promover a rápida interrupção da transmissão da dengue, quando esta atinge níveis epidêmicos.

Mas o trabalho de prevenção sempre é mais eficiente. Portanto, como já é de amplo conhecimento, a melhor forma de se evitar a dengue/zika/chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor destas doenças. A Prefeitura Municipal de Tapira tem empenhado esforços e investido nas ações de eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, como a limpeza do cemitério e do Parque de Exposições como a ação que também está sendo realizada pelos Agentes de Endemias no Bairro Morada do Sol onde se encontra o maior número de casos de dengue.

Em caso de dúvidas, a população deve buscar orientação com os Agente de Endemias nas visitas domiciliares ou pelo telefone 3633-1160 com a Keron Rutiely.

Untitled Document
Mais notícias sobre Saúde
Untitled Document