Seis meses após ter seu projeto selecionado no Edital da Água 2021 do Instituto Mosaic, a Corrente do Bem finalizou as obras de Revitalização da Nascente Luiz José Barcelos.
Essa foi a terceira edição do edital, que é promovido pelo Instituito Mosaic e visa apoiar ações transformadoras da comunidade para valorizar e incentivar as práticas de gestão da água com foco na disponibilização do recurso com qualidade para as gerações futuras.
O projeto contemplado, que concorreu com cerca de outras 70 propostas, tinha a motivação de que em um futuro próximo a referida nascente possa vir a ser uma alternativa no abastecimento de água da cidade de Tapira.
Localizada no perímetro urbano de Tapira, mais precisamente no local conhecido como "Engenho", a nascente Luiz José Barcelos passou por várias ações de melhoria, como limpeza e isolamento do local onde a água aflora, preparação do solo, plantio de mudas de árvores nativas e acompanhamento das mesmas para que cresçam e regenerem a vegetação local.
Outro ponto interessante do projeto é que ele não se restringiu apenas a ações localizadas na nascente, mas também teve um cunho de motivar as pessoas a preservar as demais nascentes e matas ciliares da região, resultando em atividades de educação ambiental nas escolas de Tapira.
Essa foi a primeira vez que uma proposta de Tapira concorreu e o resultado, tanto no processo seletivo, quanto na execução das ações propostas, foram um sucesso, fazendo com que a entidade se motive a apresentar mais projetos no mesmo sentido.
"Depois o sucesso na obtenção desse recurso e na execução da nossa proposta, nós da Corrente do Bem, já estamos estudando um novo projeto para concorrer no próximo Edital da Água e, quem sabe, plantar mais uma sementinha no sentido de promover a conscientização da importância da água no contexto de um mundo em que cada vez ela está mais escassa" - destacou Salmo Henrique Rosa.
Na oportunidade Salmo Rosa, também relembrou de um grande parceiro da Corrente do Bem, que ajudou muito na confecção da proposta que concorreu e foi aprovada no Edital da Água, mas que infelizmente não teve a oportunidade de chegar a ver a conclusão da revitalização da nascente.
"Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial ao eterno contador da Corrente do Bem, saudosíssimo Sr. Adaílson Resende Borges, que tanto contribuiu para que esse momento acontecesse. Nossa eterna gratidão!".