Segundo o Boletim Oficial Coronavírus publicado ontem (03) pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19/ Araxá, e com dados atualizados até as 17h daquele dia, o município está caminhando para um momento muito crítico no que tange à assistência ideal aos pacientes acometidos pela doença.
A lotação dos leitos de UTI disponibilizados para tratamento de covid-19 chegou ao número de 12, de um total de 20. A taxa de ocupação atingiu os 60% e conta com 9 pacientes de Araxá, 2 de Santa Juliana e 1 de Pratinha.
No que tange aos leitos de enfermaria, estes estão com taxa de ocupação menor, da ordem de 21,62%, com 10 pacientes de Araxá, 3 de Santa Juliana, 1 de Ibiá, 1 de Perdizes e 1 de Pratinha.
É importante salientar que, como Araxá é referência em saúde na microrregião, ela atende também aos casos de internações necessárias oriundos de Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Tapira.
A lotação dos leitos de UTI vem logo após o aumento dos casos em Araxá, com o recorde de confirmações em um único dia: 30 na sexta-feira (31) e, da confirmação do nono óbito: uma senhora de 86 anos, acometida de problema cardiovascular.
Atualmente Araxá possui 516 casos confirmados de covid-19 - com 124 pessoas em monitoramento e, 36 pacientes ainda aguardando o resultado do exame.
Quanto à Tapira, a cidade já teve 31 casos confirmados, com 27 pacientes recuperados e outros 4 em acompanhamento.