O Conselho Diretor do CEFET-MG, após reunião na última sexta-feira (3), definiu as datas de início das atividades do Ensino Remoto Emergencial. O calendário escolar, suspenso em 17 de março, será retomado, seguindo um quadro de ações que serão desenvolvidas nas próximas semanas.
A modalidade, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), será implementada a partir de 3 de agosto. Segundo a decisão, a retomada das atividades letivas nos três níveis de ensino deve ocorrer de forma escalonada entre os dias 3 e 12 de agosto. A medida é aplicada a todos os campi do CEFET-MG.
O período anterior à retomada será utilizado para preparação das atividades de ensino remoto. Com isso, o Conselho Diretor decidiu, também, suspender as férias docentes previstas entre 13 e 27 de julho, que serão reprogramadas para este ano ainda. Casos excepcionais serão deliberados pela Direção-Geral.
O Ensino Remoto Emergencial, de caráter excepcional e temporário, será adotado em função da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita o retorno de aulas presenciais regulares em curto ou médio prazo.
Ensino Remoto Emergencial
Conjunto de estratégias didático-pedagógicas, mediadas ou não por tecnologias digitais, a metodologia de ensino tem como finalidade minimizar os impactos das medidas de isolamento social para o enfrentamento à pandemia sobre os processos de aprendizagem, preservando os vínculos intelectuais e emocionais dos estudantes com os demais membros da comunidade escolar e garantindo a função socializadora da Instituição.