A pandemia do coronavírus está se alastrando país afora e, segundo as autoridades do Ministério da Saúde, agora mais do que nunca é necessária atenção redobrada por parte de cada um.
Prova disso é que aquilo que parecia distante se aproxima de forma muito perigosa da cidade de Tapira, onde muitos ainda teimam em achar que essa doença não passa de um mísero resfriado em meio às chuvas de verão.
O Brasil já tem 159 mortes confirmadas. Em Minas Gerais, segundo o Informe Epidemiológico Coronavírus desta segunda-feira (30), o estado já tem 29.724 casos suspeitos para COVID-19 e 261 casos confirmados. Há em investigação 23 óbitos e um óbito foi confirmado.
No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 17 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 - 10 em Uberlândia, Uberaba (3), Campos Altos (1), Patrocínio (1), Guimarânia (1) e Serra do Salitre (1).
Em Araxá, embora dois casos tenham sido descartados, outros 11 ainda estão à espera do resultado de exame para apontarem, ou não, a existência de pessoas com a doença na cidade.
Tapira, por sua vez, segundo dados divulgados na última semana, possui três pessoas com suspeita de terem contraído o coronavírus.
Vale lembrar, apenas a título de informação, que países de primeiro mundo, como a Itália e a Espanha, onde a estrutura hospitalar é muito superior à brasileira, têm observado de forma atônita e sem saber qual caminho seguir, um verdadeiro cenário de guerra, com boletins apontando beira de mil mortos a cada dia.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que atualiza quase que em tempo real o número de casos e mortes causados pelo Covid-19, a Itália já contabiliza 11.591 mortos, enquanto a Espanha soma 7.340. Já os Estados Unidos, grande potência mundial, é o líder global de casos confirmados, com expressivos 160.020 infectados e 2.405 vítimas fatais.
Para ver o ranking completo de casos e vítimas atualizados em tempo real pela Universidade Johns Hopkins, clique aqui.