Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 29/07/2019
Araxá sedia Concurso Internacional de Queijos
Untitled Document

Araxá recebe, entre os dias 8 e 11 de agosto, o evento internacional "Mundial do Queijo do Brasil", realizado pela ONG "SerTãoBras". A Organização Não Governamental visa lutar pela legalização do queijo de leite cru e pela valorização do pequeno produtor rural, e pela Guilde Internationale des Fromagers, da França.

O objetivo do concurso, segundo uma das organizadoras, Anna Huffein, é colocar queijos brasileiros lado a lado com os queijos internacionais para premiar os melhores sem distinção de origem ou tecnologia queijeira. Interessados em se inscrever para o concurso devem acessar o site.

"Tudo aconteceu devido ao mundial da França, onde uma brasileira ganhou como melhor queijo do mundo. Depois disso, a Débora [Pereira, diretora da SerTãoBras], começou a pensar que o queijo [da região] tem muita qualidade. No ano passado, fizeram um curso de maturação e, daí, ela ficou encantada com os queijos e pensou: ‘por que não trazer o mundial de queijo pro Brasil?’", contou.

Ela também informou que o evento não é uma etapa do mundial da França. É realizado de forma o independente, mas a iniciativa ocorreu devido ao mundial.

Conforme Anna, 30 franceses que integram a Gilde Internationale virão ao Brasil para o evento e alguns serão jurados no concurso de queijo que ocorrerá durante o encontro.

Concurso

De acordo com o regulamento, o concurso é aberto para todos os produtores de queijo do Brasil e países estrangeiros. A data de conclusão para as inscrições não foi informada.

O concurso será dividido em categorias feitas com base no tipo de leite utilizado na produção de queijo.

Ao todo, serão 14 categorias para queijos produzidos a partir de leite de vaca, dez categorias para queijos de leite de cabra, três categorias para queijos de leite de ovelha e quatro categorias para queijos de leite de búfala. Todas as categorias podem ser conferidas no regulamento do concurso.

Os melhores queijos serão julgados por uma banca de jurados, que terão de três a cinco membros, e premiados com três medalhas: super ouro, medalhas de ouro, de prata e de bronze. Para obter as medalhas, o queijo deverá receber as seguintes notas:

Medalha de bronze: nota mínima 14

Medalha de prata: nota mínima 16

Medalha de ouro: nota mínima 18

Conforme o regulamento, cada mesa de jurados terá a liberdade para decidir se deve, ou não, indicar um queijo "super ouro" para a seleção.

Os queijos que receberem a medalha "super ouro" serão julgados novamente por um júri especial, que premiará o melhor queijo do concurso e o melhor queijo de leite cru do concurso.

Fonte: G1

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document