Tapira deverá contar em breve com um serviço municipal permanente de controle reprodutivo de cães e gatos a ser realizado através de unidades móveis e contando com um veterinário.
A Câmara Municipal de Tapira aprovou na segunda-feira (08) o Projeto de Lei nº 012/2015, que "Dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos no município de Tapira/ MG, instituindo um programa de castração gratuita através de unidades móveis de esterilização e dá outras providências".
Segundo o projeto, a unidade móvel - que deverá conter mesas de cirurgia, foco cirúrgico, balança para pesagem dos animais, dentre outros - circulará pelo município uma vez por mês e procederá com a apreensão e castração dos animais abandonados nas ruas.
A Prefeitura terá a incumbência de, através de meios de comunicação, informar à população com a antecedência de 15 dias, sobre as datas e local em que o profissional responsável estará realizando a castração, permitindo que os proprietários de animais que estejam interessados e fazê-lo, possam ter acesso ao serviço gratuitamente.
O artigo 5º do referido projeto estipula o prazo de 90 dias após a data de publicação da lei para que o Poder Executivo regulamente a mesma.