A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais inovou e criou um portal para atender algumas demandas da população. A Delegacia Virtual, como é intitulado o site https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/ possibilita que o cidadão solicite pela internet a abertura de ocorrência sem sair de casa.
As três demandas atendidas pelo sistema são: Acidente de Trânsito sem Vítima (registro de ocorrência que corresponda a acidente de trânsito simples, sem vítimas e não relacionado a ilícito penal), Perda de Documentos e Objetos (registro de ocorrência que corresponda a perda de objetos ou documentos de valores inferiores a 10(dez) salários mínimos, que não seja bem público, que tenha ocorrido no estado de Minas Gerais e não seja relacionado a nenhum fato criminoso (furto, roubo, ameaça ou violência) e, Desaparecimento de Pessoa (registro de ocorrência de pessoa desaparecida em local incerto e não sabido).
"Esta nova ferramenta de registro de evento de defesa social facilitará a vida do cidadão. Mesmo sem sair de casa, a pessoa, através de um terminal conectado à internet poderá fazer seus registros. É mais um benefício que está à disposição da população, valendo ressaltar que havendo dificuldades em realizar os registros online o cidadão pode procurar a Polícia Militar ou a Polícia Civil, para realizar a ocorrência da forma convencional" - explica o Sargento Alexandre Ferreira.