Uma das atrações turísticas de destaque do Brasil é motivo de orgulho da população a oeste de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Araxá: a trilha na Mata da Cascatinha. A reserva está situada em uma área privilegiada, a 1.800 metros do parque do Barreiro, e é conhecida por suas famosas fontes de águas minerais. O refúgio ecológico ocupa aproximadamente 10 mil hectares e é preservado pela Vale Fertilizantes.
Ações de manutenção, como a conservação das trilhas locais e da vegetação nativa são desenvolvidas pela empresa periodicamente no local. Além disso, a Vale Fertilizantes é responsável pelo monitoramento ambiental, que procura assegurar a qualidade da água e umidade do solo. A empresa desenvolve ações de preservação socioambientais com o objetivo de integrar o meio ambiente, seus recursos minerais e a comunidade.
Uma das atividades mais recentes nesse sentido aconteceu durante a semana do meio ambiente deste ano. Um passeio pela trilha da Mata da Cascatinha reuniu 25 empregados da unidade da Vale Fertilizantes em Araxá que, durante uma caminhada de duas horas, puderam conhecer algumas atrações locais como, por exemplo, a área do Barreiro (estância hidromineral e turística), as zonas de mineração e as regiões reabilitadas pela empresa.
Além da integração com a fauna e a flora do local, foi uma oportunidade para os empregados conhecerem um pouco mais sobre a importância desse ecossistema e, assim, incentivar a população quanto à proteção e a preservação ambiental da reserva.
"Fazer um tour pela trilha na cascatinha possibilitou que os empregados tivessem um momento agradável de contato direto com a natureza e reforçou a importância de cuidar da melhor herança que poderemos deixar para nossos filhos e netos. É nítido que para os participantes, sabendo dessas ações e da importância delas para a companhia, o orgulho de trabalhar na Vale Fertilizantes aumentou ainda mais", afirma Roberto Liporaci, gerente geral Industrial do Complexo Industrial de Araxá.