Na noite de ontem (19) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano e o CRAS realizaram o lançamento da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em alusão ao Dia Nacional dedicado a este tema (18).
O evento aconteceu no Plenário Vereador Pedro Rodrigues Silva, na Câmara Municipal, logo após a reunião ordinária da casa e contou com a presença do Prefeito Barroso, da 1ª Dama Maura, do Secretário de Desenvolvimento Social e Humano Rogério Neves Rezende, além de vários secretários municipais e cidadãos.
A 1ª Dama Maura e o Secretário Municipal Rogério abriram o evento e, na sequencia, a psicóloga Elaine Peres palestrou sobre o tema, comentando slides que tinham como objetivo orientar, prevenir e combater a problemática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Um dos dados apresentados pela psicóloga foi relativo ao número de denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar de Tapira no período compreendido entre 2010 e 2014. Segundo Elaine, neste período ocorreram 15 abusos sexuais contra crianças e adolescentes com idade entre 05 e 14 anos. Destes casos, 14 foram ocorridos com meninas e 01 com menino, sendo que 33% destas denúncias foram efetuadas pelos pais junto ao Conselho Tutelar e 67% foram por denúncias no telefone fixo ou plantão.
"Enfrentar a violência sexual significa romper o silêncio que contribui com a cultura da impunidade. É um desafio posto a cada um de nós, enquanto família, sociedade e Estado" - explica Elaine.
Ao final da palestra, Ana Clara, Daniele e Laressa apresentaram uma encenação musical que retratou o sofrimento de crianças abusadas sexualmente.
A programação da semana ainda prevê apresentação de teatro alusivo ao tema durante o evento do Dia das Mães a ser realizado na quinta-feira (22) e, panfletagem e mobilização da comunidade na sexta-feira (23).