A Maratona da Saúde chega nesta quinta-feira (24) ao seu terceiro dia, sempre contando com uma maciça participação popular em busca de consultas ou exames das diversas especialidades médicas disponibilizadas.
Os atendimentos oftalmológicos tiveram início hoje e tinham programação para ser finalizados amanhã, mas a intensa procura fez com que a Secretaria de Saúde conseguisse que as consultas também pudessem ser realizadas na segunda-feira e terça-feira da próxima semana.
O procedimento durante a consulta consiste na aplicação de colírio nos olhos do paciente, seguido de um mapeamento do globo ocular e outros dois exames. Com isto, o diagnóstico é emitido imediatamente e, se detectada a catarata, o paciente é encaminhado para o Programa Ver Minas.
A expectativa é de que 400 pessoas realizem consultas, além de mais 150 que seriam encaminhadas para o Programa Ver Minas, cuja proposta é oferecer assistência oftalmológica clínica e cirúrgica, em Unidades Móveis, à população com idade acima de 50 anos.