Para sanar os problemas com a inadimplência, que por ano dá um prejuízo de cerca de 60 milhões de reais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai cadastrar o nome dos devedores no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa. A medida pretende jogar água no processo da rotatividade da conta de energia. Normalmente, quem devia duas contas, pagava uma para se livrar do corte do fornecimento, deixando a outra pendurada. Nesse novo sistema, a Cemig explica que o cliente ainda poderá fugir do desligamento, mas, não da punição, vendo seu nome sujo na praça a partir do primeiro mês de atraso com a estatal. Além do cadastro nos órgãos de proteção ao crédito, a energia também vai ser cortada. Segundo dados da Cemig, em torno de 5,5% do valor que a fornecedora tem para receber, são de contas em atraso, de clientes que já receberam aviso de corte. O valor que a empresa não consegue receber corresponde a 0,6% , por ano. Ao todo, são mais de R$ 60 milhões. A Cemig tem hoje 6,5 milhões de clientes em todo o Estado e 162,5 mil é o número estimado de cortes que a concessionária faz por mês por falta de pagamento da segunda conta em atraso. Numa visão geral, a conta de energia lidera o ranking de contas que o consumidor mais deixa de pagar: 32,6%; seguida pela telefonia fixa, com 24%, água com 23,3%, aluguel, 6,2%, dentre outras faturas. (Fonte: jornalaraxa.com)