Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 26/06/2018
Inverno terá temperaturas acima da média em Minas
Untitled Document

Na última quinta-feira (21), às 7h07, teve início o inverno, que além das baixas temperaturas tem como característica o clima seco. Neste ano, a estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o estado. Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.

Durante a estação, a umidade relativa do ar vai gradativamente se tornando mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e parte do Norte de Minas Gerais. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica. "Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades", explica. Esse fenômeno acontece com maior frequência no mês de julho.

Assim, o deslocamento de massas de ar frio, provenientes do Polo Sul, provocam quedas de temperatura significativas, enquanto o índice de chuvas diminui.

Chuvas

A estação, que comumente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo.

Mínimas e Máximas

Veja a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para todas as regiões de Minas Gerais nos meses de julho, agosto e setembro.

Untitled Document
Mais notícias sobre Clima
Untitled Document