Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 11/12/2017
Mostra do Patrimônio Histórico é realizada
Untitled Document

Entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro aconteceu a 1ª Mostra do Patrimônio Cultural de Tapira, organizada pela empresa Arqueologika em parceria com a Vale Fertilizantes, a Prefeitura Prefeitura Municipal e o CAMTA.

O objetivo da mostra foi contribuir para a valorização do patrimônio cultural material e imaterial tapirense através da construção de um inventário participativo juntamente com professores rede municipal e estadual de ensino.

Como não haveria melhor lugar quando o assunto é a cultura tapirense, o famoso Casarão da "Mariinha Barcelos" sediou o evento, abrigando em cada um dos seus cômodos um módulo temático da mostra.

No primeiro módulo os expositores mostraram como funciona o trabalho do arqueólogo tanto em campo quanto no laboratório, demonstrando os artefatos escavados no sítio Valter Dentista, onde foram encontrados fragmentos da cerâmica aratu-sapucai, que evidenciam que índios já habitavam essas terras antes mesmo da colonização do Brasil - as provas apontam que o território tapirense já era habitado antes mesmo do ano 1.500.

Segundo a Sra. Teresa, da empresa Arqueologika, serão realizadas novas escavações com o intuito de refinar as datações e compreender de modo mais detalhado como viviam esses povos. Os artefatos encontrados estão sendo estudados em laboratório em Araxá e, de lá, seguem para um museu localizado na cidade de Pains - os achados só poderiam permanecer em Tapira caso a cidade contasse com um museu.

A descoberta do Sítio Arqueológico João Valter de Melo se deu quando moradores encontraram potes cheios de ossos humanos, o que indica que o local era um antigo cemitério indígena, fato que deverá ser alvo de novos estudos para entender como estes povos utilizavam esse espaço moda mais amplo.

O segundo módulo expõe réplicas de material arqueológico encontrados no Brasil como os marajoara, mostrando que é necessário redescobrir a história de um país que já existia antes do descobrimento.

O terceiro módulo foi produzido pelos professores da Escola Municipal Alvina Alves de Rezende, cujo objetivo foi retratar personagens históricos importante de Tapira especialmente os prefeitos.

No quarto módulo, montado pela Escola Municipal Rural Vicente Pereira Fernandes, uma cozinha tradicional foi reconstruída com elementos típicos tapirenses como munho e torrador de café, panela de ferro, fogão à lenha, tachos de cobre, peneira e cestas de bambu, além de chaleira.

Fica aqui o sentimento de gratidão do Tapira Teen para todos aqueles que de forma ou de outra envidaram esforços para a realização da 1ª Mostra do Patrimônio Cultural de Tapira, evento ímpar, capaz de nos fazer viajar pela ampulheta do tempo e recordar um pouco da nossa cultura, dos nossos costumes, de nossa rica história!

Untitled Document
Mais notícias sobre Cultura
Untitled Document