Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 13/07/2017
Tapira volta para o Mapa do Turismo Brasileiro
Untitled Document

Através da Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, instituiu-se o Mapa do Turismo Brasileiro - importante peça do Programa de Regionalização do Turismo que define "o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério e que é um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo".

Como pontua o Diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Cóser, "Esse documento é fundamental para nortear os investimentos e ações do Ministério do Turismo para as regiões consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Turismo em nosso País. Para tanto, é importante que ele seja feito de forma sistemática".

O Mapa do Turismo Brasileiro está na sua 6ª edição (2004, 2006, 2009, 2013, 2016 e essa que está em processo de finalização). Desde a primeira edição Tapira esteve inserido, até que em 2016 perdeu o seu lugar cativo.

Segundo esclarecimentos do Ministério do Turismo, quando acontece de um município deixar de fazer parte do mapa, isso se deve a três motivos principais:

1) O não cumprimento dos critérios estabelecidos na Portaria MTur nº205/2015;

2) O não envio dos documentos comprobatórios ao MTur; e

3) O entendimento do próprio município que sua atividade econômica é outra e que atualmente não possui vocação turística ou possiblidade de cooperação com municípios turísticos.

"Para conseguirmos de volta o nosso lugar no Mapa, foi necessário passar por um processo em que tivemos que demonstrar ao Ministério do Turismo, que apesar de Tapira ter saído na última atualização, atualmente temos sim interesse de desenvolver a atividade turística do nosso município. Precisou-se comprovar, através de documentos, que temos um órgão responsável pela pasta de turismo, profissional atuante, dotação orçamentária voltada para o setor, dentre outros. Foi um processo minucioso, que obteve êxito e está sendo comemorado com muito trabalho, pois a partir dessa conquista podemos enviar nossos projetos para pleitear verbas e desenvolvermos o turismo do município. Tapira tem vocação à atividade, por ser uma cidade com lindos atrativos naturais e hospitalidade ímpar." - reforça a Coordenadora do Desenvolvimento Turístico da Prefeitura Municipal de Tapira, Renata Zanini de Freitas. A Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio também enfatizou a importância do retorno de Tapira ao Mapa do Turismo. "Como gestora pública preciso apostar em todas as vertentes que possam trazer divisas para o município e o turismo é um setor que tem grande potencial para mudar a vida das pessoas. Tapira estava fora do Mapa do Turismo e o papel da nossa equipe em resgatar esse posto foi essencial para darmos o primeiro passo no sentido de desenvolver o turismo em nossa cidade" - enfatizou a prefeita.

Untitled Document
Mais notícias sobre Turismo
Untitled Document