Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 08/05/2017
O turismo em Tapira e sua dependência do Circuito da Canastra
Untitled Document

A Agência Minas divulgou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), trabalha para impulsionar os 45 circuitos turísticos certificados, estimular os municípios de todas as regiões, e, consequentemente, movimentar toda a cadeia do turismo.

Tapira está inserida no Circuito Turístico da Canastra, juntamente com as cidades de Perdizes, Araxá, Campos Altos, Sacramento e São Roque de Minas.

A Serra da Canastra e a nascente do "Velho Chico" - como é carinhosamente conhecido o Rio São Francisco - são os grandes atrativos do circuito, monopolizando boa parte dos turistas da região.

No entanto, Tapira pode evoluir e muito no que tange à sua capacidade de atrair turistas: seu clima ameno, propiciado em grande parte pela elevada altitude de suas terras, aliada a um relevo bem similar ao da Serra da Canastra - com montanhas íngremes que fazem o turista mirar o infinito, são fatores que credenciam o município.

O esporte de aventura já percebeu isso e as duas provas que foram realizadas em Tapira - uma de mountain bike e outra de corrida de aventura - atraíram atletas Brasil afora e venderam uma imagem mais que positiva.

Vale também ressaltar as cachoeiras encravadas no território tapirense, paisagens belíssimas que também fazem o "andar longe" ser apenas um detalhe.

Para fazer esse imenso potencial de turismo de aventura e turismo rural se materializarem é necessário que o Circuito Turístico da Canastra retome o importante papel que teve em outras oportunidades e consiga criar um projeto macro, que contemple todas as cidades que estão inseridas na sua localização geográfica.

"Desde o início deste ano estamos trabalhando em busca de mais diálogo entre a Setur e os circuitos turísticos. Sabemos da importância de escutar as demandas dos municípios circuitados e conhecer os gargalos existentes no intuito de ajudar no processo de melhorias. Assim como é importante mapear os atrativos existentes em todas as regiões com o objetivo de promovê-los" - Ricardo Faria, Secretário de Estado de Turismo

Fica a expectativa e a torcida para que nossa cidade possa dar passos mais largos no contexto turístico, ressaltando que hoje, conforme as palavras do Secretário de Estado de Turismo, a política do SETUR é investir nas cidades através dos circuitos.

Untitled Document
Mais notícias sobre Turismo
Untitled Document